Por que o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio?
- 25/04/2025
- 0 Comentário(s)

Por que o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio?
Celebrado oficialmente desde 1932 no Brasil, a data teve origem nos Estados Unidos
O mês de maio está chegando e ele é conhecido por ser o mês das mães. Você já parou para pensar sobre quando essa data foi celebrada pela primeira vez e por que é comemorada no segundo domingo de maio? Veja algumas curiosidades sobre a história do Dia das Mães!
Como surgiu o Dia das Mães?
A data foi idealizada por Anna Jarvis, filha da ativista Ann Jarvis, como uma homenagem à sua mãe, que faleceu no dia 9 de maio de 1905. A ativista dedicou a vida a causas ligadas à redução da mortalidade infantil.
Após a morte da mãe, Anna Jarvis se dedicou à ideia de instituir o Dia das Mães nos Estados Unidos. Para isso, ela contou com a ajuda de políticos e pessoas influentes que a ajudaram a realizar a primeira comemoração no ano de 1908.
A primeira comemoração do Dia das Mães no Brasil
O Dia das Mães passou a ser celebrado oficialmente no Brasil no dia 5 de maio de 1932, após Getúlio Vargas assinar o Decreto n° 21.336. Desde então, a data passou a ser celebrada em todo o território nacional.
Por que a data é comemorada no segundo domingo de maio?
Após a primeira celebração do Dia das Mães nos Estados Unidos, em 1908, o Congresso norte-americano estabeleceu o segundo domingo de maio como data oficial de comemoração. A tradição passou, então, para diversos países do mundo, incluindo Brasil, Itália e China.
A tradição do Dia das Mães no Brasil
De acordo com dados do Google Trends, em relação a outras datas comemorativas de familiares, o Dia das Mães lidera, tendo o dobro do interesse médio do Dia dos Pais nos últimos cinco anos.
Já em relação ao Dia dos Avós e ao Dia do Irmão, a diferença é de mais de dez vezes.
Nos últimos cinco anos, os estados do Norte e Nordeste lideram o interesse de buscas pelo Dia das Mães.
Para cada estilo de mãe, um presente especial!
Cada mãe tem seu jeitinho único, e por isso, o presente perfeito para ela precisa ser algo que combine com o estilo dela.
Tem a mãe chef, que encontra na cozinha uma das formas de demonstrar amor. A mãe fitness que gosta de se movimentar e entre um compromisso e outro, encontra um tempinho para se exercitar!
A mãe conectada que está sempre com o celular na mão, o notebook por perto e o smartwatch no pulso. A mãe vaidosa que gosta de estar sempre antenada nas tendências de autocuidado e curte testar novidades de beleza.